Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/06/2011 - 20h58

Equador vai manter rompidas relações com Honduras

Publicidade

DA ANSA, EM QUITO

O Equador vai manter o rompimento de suas relações diplomáticas com Honduras enquanto não houver punições para os responsáveis pelo golpe de Estado de 2009, segundo afirmou o presidente Rafael Correa.

O mandatário afirmou que Quito não voltará a se relacionar com Tegucigalpa "enquanto golpistas estiverem participando descaradamente do governo hondurenho [do presidente Porfírio Lobo] e se mantendo na mais absoluta impunidade".

O presidente ainda destacou que a posição de seu país permanece a mesma desde o início do conflito, assim "como era a de vários países da América Latina", os quais, no entanto, disse respeitar muitíssimo a decisão de retomar os laços bilaterais.

O Equador foi o único país-membro da Organização dos Estados Americanos (OEA) a votar contra a reincorporação de Honduras ao organismo, pois considera que o país não cumpriu com algumas condições de respeito aos Direitos Humanos.

"'Democracia', 'Estado de Direito', 'devido processo' e 'não à impunidade' não podem ser somente palavras que se repetem nos discursos", afirmou a embaixadora equatoriana na OEA, María Isabel Salvador, durante a assembleia ordinária que reincorporou o país ao organismo.

Segundo ela, "a impunidade propicia a repetição crônica da violação dos Direitos Humanos".

Já o embaixador do Brasil na OEA, Ruy de Lima Casães e Silva, apoiou o reingresso do país e comentou que isto indica a "força e a vigência da Carta Democrática" da organização.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página