Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2011 - 11h13

Nova ajuda à Grécia pode chegar a 100 bilhões de euros

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O novo pacote de ajuda financeira à Grécia, que deverá substituir o plano de socorro fechado no ano passado, pode chegar a 100 bilhões de euros. A informação foi publicada na revista alemã "Der Spiegel".

A previsão foi feita por representantes da União Europeia à revista. Quando um novo pacote começou a ser discutido, a previsão era de que a Grécia precisaria de 60 bilhões de euros.

Em maio do ano passado, a Grécia fechou um acordo de receber empréstimo de 110 bilhões de euros da União Europeia e do FMI (Fundo Monetário Internacional), que é liberado em parcelas.

As discussões sobre um novo pacote começaram quando o FMI e a UE começaram a analisar a liberação da quinta parcela, de 12 bilhões de euros, marcada para junho.

Nesta semana, o governo grego discute um modificações no plano de medidas de austeridade que será lançado na quarta-feira, apenas duas semanas depois de um pacote de cortes de gastos e privatizações ter sido lançado, mas sem apoio da oposição.

Nesta segunda-feira, o primeiro-ministro grego, George Papandreou, se reúne com seus ministros para discutir como garantir a aprovação do novo plano de medidas no Parlamento. A rejeição ao plano cresce até mesmo entre os parlamentares aliados do governo.

Na terça-feira, o plano será apresentado aos parlamentares do Partido Socialista, do governo, para garantir o apoio da base governista.

O pacote de medidas deve incluir ações a serem tomadas até 2015 para reduzir o deficit fiscal do país, que atualmente está em 10,5% do PIB (Produto Interno Bruto).

Entre as medidas extras de austeridade estão mais cortes para economizar mais 6,4 bilhões de euros este ano e nos próximos dois anos.

PRIVATIZAÇÕES

O governo grego deu início ao programa de privatizações nesta segunda-feira, ao fechar um acordo com a Deutsche Telekom para vender 10% de participação estatal ba OTE (Hellenic Telecom).

O programa de privatizações da Grécia, se colocado em prática como combinado com os credores europeus, irá levantar 50 bilhões de euros até 2015.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página