Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/06/2011 - 03h24

Em meio a crise, Naoto Kan completa 1 ano à frente do governo japonês

Publicidade

DA EFE

O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, completa nesta quarta-feira um ano de mandato marcado pela catástrofe de 11 de março e a crise nuclear, a pior do último quarto de século e que seu governo ainda luta para controlar.

Kan chega à marca debilitado pelos baixos índices de popularidade de seu Gabinete e enfrenta vozes que pedem sua renúncia --procedentes até mesmo de seu partido-- pela gestão considerada ineficaz da situação posterior ao desastre.

À pressão política se somam os problemas na central atômica de Fukushima Daiichi, epicentro de um acidente nuclear para o qual, segundo admitiu o próprio Executivo, o país não estava plenamente preparado.

Em um relatório que o Japão apresentará à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e cujo conteúdo foi revelado na noite desta terça-feira, o governo admite que houve pouca comunicação no início da crise com a empresa operadora da usina, a Tokyo Electric Power Company (Tepco).

No mesmo documento, o governo japonês anuncia que, para obter uma maior independência, a Agência de Segurança Nuclear se destacará do Ministério de Indústria, que tradicionalmente promove a energia nuclear.

O relatório será apresentado na reunião ministerial que a AIEA realizará em Viena entre 20 e 24 de junho, data na qual Kan, que assumiu o cargo em 8 de junho de 2010 após a renúncia de Yukio Hatoyama, pode já não ser primeiro-ministro, se prosperarem os pedidos da oposição.

Na semana passada, o chefe do governo superou uma moção de censura após conseguir, nos últimos momentos, o apoio necessário dentro de sua própria formação, o Partido Democrata (PD), em troca da promessa de deixar seu cargo uma vez encaminhada a solução para a crise.

Kan não deu uma data concreta para deixar o poder, mas seus opositores insistem que o líder do governo deve renunciar assim que for aprovada uma lei decisiva para tramitar a reconstrução, algo que deverá acontecer em 17 de junho.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página