Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/06/2011 - 03h43

Estudantes chilenos anunciam radicalização de movimento por exigências

Publicidade

DA EFE

Os estudantes do ensino médio chileno, que nesta sexta-feira tomaram as dependências de pelo menos 40 estabelecimentos educacionais em todo o Chile, anunciaram que na próxima segunda-feira "radicalizarão o movimento" por suas reivindicações.

Milhares de estudantes do ensino médio e universitário exigem da autoridade política um ensino de qualidade e reformas profundas no acesso à universidade e no financiamento da educação superior.

"Segunda-feira se demonstrará que somos fortes: haverá ocupação em todos os liceus. Os colégios irão parar, suspenderão suas aulas", advertiu na noite desta sexta-feira Daniela Isla, presidente do Centro de Alunos do Liceu Confederação Suíça.

Já José Soto, do emblemático Instituto Nacional, disse aos jornalistas que o movimento de segunda-feira será uma advertência para as autoridades políticas que não foram capazes de dar uma "resposta decente" a suas reivindicações.

"A educação pública no Chile não teve as respostas necessárias do Ministério da Educação. Não houve uma resposta decente por parte das autoridades políticas sobre como enfrentará isto. É o que gerou esta crise", apontou.

Por sua parte, Camila Vallejo, presidente da Federação de Estudantes Universitários do Chile, exigiu que o ministro Joaquín Lavín "leve a sério" os estudantes e proponha um diálogo com resultados concretos.

Além disso, Vallejos informou que na próxima quinta-feira haverá uma greve em todo o Chile que receberá o reforço dos alunos do ensino médio que estão com ocupações nos liceus, "portanto será uma mobilização pela defesa da educação de grande proporção".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página