Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/06/2011 - 13h42

Partido governista turco lidera com metade dos votos contados

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Com 50% dos votos apurados na Turquia, o partido do premiê Recep Tayyip Erdogan lidera por ampla margem de votos nas eleições parlamentares.

Segundo a agência Reuters, com metade dos votos apurado o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AK) tem 53% dos votos.

O principal partido de oposição, o Partido Republicano Popular, tem 23,6% dos votos e o terceiro maior partido, o de extrema-direita Partido do Movimento Nacionalista (MHP) tem 13% dos votos.

CARISMA

Embalado pelo carisma do premiê Recep Tayyip Erdogan e sobretudo pela aceleração econômica do país, o islamista Partido da Justiça e do Desenvolvimento caminha rumo a um terceiro mandato consecutivo na eleição neste domingo na Turquia.

Todas as pesquisas indicam que a vitória do partido governista é líquida e certa. Mas Erdogan quer mais poder, o que desperta temores de uma guinada autoritária.

A meta, que foi uma das locomotivas da campanha, é alcançar a "supermaioria" no Parlamento, que permita ao governo reformar a Constituição sem a necessidade de convocar um referendo.

Apontada por muitos como modelo para a Primavera Árabe, por sua capacidade de conciliar democracia e islã, a Turquia de Erdogan deixou para trás os anos de instabilidade econômica e consolidou-se como potência regional e peça-chave no diálogo Ocidente-Oriente.

"A economia vai bem e passou sem problemas pela crise de 2008 e 2009", diz o analista Ekrem Eddy Güzeldere. "Além disso, Erdogan é o candidato mais carismático e tem experiência de sobra em campanhas."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página