Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2011 - 08h58

Sobe para ao menos sete número de mortes em ataque no Iraque

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um novo balanço das autoridades eleva para ao menos sete o número de mortos em um assalto à sede do governo provincial de Diyala, na cidade de Baquba, no Iraque. Outras 26 pessoas ficaram feridas.

O ataque começou quando um terrorista suicida detonou um carro-bomba na entrada do complexo, permitindo que outros criminosos entrassem no local, segundo comandante militar iraquiano Dhiaa al-Danbos.

Al Danbos disse que dois criminosos foram mortos no jardim do complexo, que cerca o prédio do governo provincial.

Uma terceira pessoa, contudo, conseguiu entrar no prédio e começou a atirar. Ele matou três civis na recepção, antes de ser ferido pelas forças de segurança.

O porta-voz do Ministério de Defesa iraquiano, general Mohammed al Askari, culpou a rede terrorista Al Qaeda pelo ataque, que comparou ao realizado em Tikrit.

Em 29 de março, pelo menos 65 pessoas morreram em um assalto protagonizado por militantes da Al Qaeda contra a sede do governo provincial de Salah ad-Din, na cidade iraquiana de Tikrit.

Nenhum grupo reivindicou, contudo, a violenta ação.

Helicópteros foram enviados ao local para tentar expulsar os insurgentes do imóvel. O governo afirmou que o controle do prédio foi retomado pelas forças especiais.

Terça-feira é o dia da reunião semanal do conselho provincial, o que teria motivado o ataque. "O objetivo de tal ataque é criar mais caos e prejudicar qualquer tentativa de avanço no país", disse Abdullah Hassan, membro do conselho. Ele disse que a reunião deveria começar cerca de uma hora após o ataque, mas foi adiada.

A sede do governo Diyala, uma província agrícola, fica em Baquba, 60 km ao nordeste de Bagdá. A maioria da população, 1,5 milhão de habitantes, é de origem sunita, mas a região também conta com xiitas e curdos.

Até 2008 a área foi um reduto da Al Qaeda, que continua muito ativa, apesar dos ataques sofridos. A província é considerada uma das mais violentas do país.

Nas últimas semanas foram encontradas na província diversas valas comuns da época da guerra entre sunitas e xiitas (2006 e 2007).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página