Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2011 - 20h39

Forças da Otan voltam a bombardear centro de Trípoli

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM TRÍPOLI
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Duas explosões atingiram nesta terça-feira o centro de Trípoli, colocando fim à breve interrupção dos ataques da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) à capital líbia, que durou três dias.

As explosões foram ouvidas às 23h30 local (18h30 de Brasília), segundo o jornalista da France Presse em Trípoli.

Uma coluna de fumaça negra se elevou de um local indeterminado, próximo ao centro da cidade, segundo testemunhas.

A agência oficial líbia, Jana, anunciou pouco depois que as "áreas civis na zona de al Fernaj (...) foram os alvos dos ataques da Otan", que foi chamada por eles de "o agressor colonialista". Segundo a mesma agência, os ataques provocaram incêndios em moradias de civis e pessoas ficaram feridas, mas não foram divulgados maiores detalhes.

Trípoli e seus arredores têm sido alvo de uma série de bombardeios da Otan, que dirige desde o dia 31 de março as operações militares iniciadas por uma coalizão internacional, depois de mais de um mês de revolta reprimida violentamente pelas forças do ditador Muammar Gaddafi.

Mais cedo, a Otan informou ter bombardeado um veículo militar com armas antiaéreas e lançadores de foguetes, entre outras, a leste de Trípoli. Também foram atingidos alvos militares em Misrata na segunda-feira à noite, segundo a Otan.

"Esse tipo de equipamento vem sendo usado indiscriminadamente para atacar a população civil em toda a Líbia", disse o comandante da missão da Otan, general Charles Bouchard, acrescentando que essas operações da aliança atlântica prosseguirão.

Os confrontos a leste de Trípoli tiveram início durante uma aparente pausa nos bombardeios da Otan contra a capital Líbia, que prosseguiu nesta terça-feira, embora a TV da Líbia tenha informado que houve ataques em Al Jufrah, no centro do país.

Os chefes de defesa da Otan vão se encontrar em Belgrado, nesta terça-feira, para analisar a operação na Líbia, depois que o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, acusou alguns aliados europeus de não estarem se empenhando na missão. Gates tema que a operação na Líbia possa perder a força.

REBELDES

Também hoje, os rebeldes líbios enfrentaram novos obstáculos em sua ofensiva em direção a Trípoli, depois que bombardeios das forças de Gaddafi danificaram uma refinaria de petróleo em Misrata, que está sob controle deles. O ataque prejudicou as linhas de suprimento do produto.

Na noite desta segunda-feira, seis foguetes atingiram geradores da refinaria perto do porto de Misrata, causando danos parciais. Um engenheiro disse que não dá para prever quanto tempo levará para efetuar os reparos.

Um fotógrafo da Reuters em Misrata se uniu às unidades rebeldes em seu avanço por vários quilômetros para oeste na segunda-feira, na periferia da cidade de Zlitan, que está sob controle das forças de Gaddafi.

Qualquer confronto pelo controle de Zlitan levaria a rebelião para mais perto de Trípoli, a base de poder de Gaddafi, situada 200 quilômetros a oeste de Misrata, terceira maior cidade da Líbia.

Um médico de um hospital de campanha no oeste de Misrata disse que dois rebeldes morreram e mais de dez ficaram feridos depois de pesada troca de tiros entre as duas partes.

Os insurgentes de Misrata dizem que delicadas questões tribais os impedem de atacar Zitan, e por isso aguardam que os habitantes locais iniciem um levante contra o governo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página