Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2011 - 12h13

México captura ex-militar acusado de matar 70 imigrantes

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, NO MÉXICO

A polícia mexicana deteve nesta sexta-feira um ex-militar desertor acusado de coordenar o sequestro e assassinato de ao menos 70 imigrantes ilegais da América Central.

Édgar Huerta, conhecido como El Wache, é membro do violento cartel Los Zetas e admitiu em agosto de 2010 que liderou pessoalmente o sequestro de dois caminhões de carga no Estado de Tamaulipas, nos quais viajavam escondidos mais de 70 imigrantes ilegais que tentavam cruzar a fronteira apara os Estados Unidos.

Huerta, 22, também admitiu ter ordenado o sequestro de ao menos seis ônibus no povoado de San Fernando (em Tamaulipas), cujos passageiros foram torturados para verificar se eram membros do cartel rival do Golfo.

Yuri Cortez/France Presse
Ex-militar e membro do cartel Los Zetas, Édgar Huerta admitiu ter ordenado o assassinato de 70 imigrantes
Ex-militar e membro do cartel Los Zetas, Édgar Huerta admitiu ter ordenado o assassinato de 70 imigrantes

As vítimas foram enterradas em covas clandestinas em San Fernando, segundo o chefe da divisão antidrogas da polícia, Ramón Pequeño. Várias destas fossas fazer parte das 40 que as autoridades descobriram em abril passada e nas quais localizaram 183 cadáveres.

Huerta, detido na quinta-feira no Estado de Zacatecas junto a uma mulher, era chefe de Martín Omar Estrada Luna, apelidado de El Kilo e apontado como líder da célula do Los Zetas responsável pelos assassinatos.

O cartel Los Zetas é uma organização criada nos anos 90 e liderada por ex-militares. Ela protagoniza uma cruel luta contra o cartel do Golfo desde um racha há um ano e meio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página