Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/06/2011 - 05h21

Tepco levará dias para reativar sistema de reciclagem de água radioativa

Publicidade

DA EFE

A operadora da usina nuclear de Fukushima Daiichi, Tepco (Tokyo Electric Power), demorará previsivelmente "vários dias" para restaurar o sistema de reciclagem de água radioativa da central, informou neste domingo a emissora pública NHK.

O sistema, que procura descontaminar as mais de 110 mil toneladas de água radioativa acumuladas na usina, foi paralisado no sábado apenas cinco horas após seu início porque um de seus componentes atingiu o nível máximo de césio radioativo que poderia absorver.

O dispositivo deve ser substituído e, em função da situação, a Tepco deve reconsiderar o funcionamento de todo o sistema, acrescentou a NHK.

Existe preocupação pela possibilidade que, se o problema não for solucionado em breve, a água radioativa possa vazar ao exterior no prazo de uma semana, segundo o canal.

Por outro lado, a Tepco planeja abrir na noite deste domingo as portas da unidade que abriga o reator 2 para liberar vapor que poderia conter partículas com baixa radioatividade, informou a agência local Kyodo.

O objetivo é reduzir a umidade ao redor de 99% para permitir que os técnicos possam acessar o local, segundo fontes da Tepco citadas pela Kyodo, que insistiram que a operação não terá impacto no meio ambiente.

A abertura das comportas será realizada de maneira lenta e gradual em uma operação cuja duração poderá durar até oito horas, para evitar o movimento do pó que contém material tóxico.

Depois da ventilação, a Tepco começará a injetar nitrogênio no reator para prevenir uma eventual explosão de hidrogênio e poder ajustar os equipamentos de medição.

A operadora de Fukushima Daiichi espera levar os reatores a "parada fria" em janeiro de 2012 e dar por encerrada assim a pior crise nuclear desde Chernobyl em 1986, alavancada pelo terremoto e posterior tsunami que atingiram o nordeste do país em 11 de março.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página