Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/06/2011 - 10h58

Gates diz que EUA conduzem conversas preliminares com Taleban

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, admitiu neste domingo que o país vem realizando conversações preliminares com o grupo islâmico Taleban no Afeganistão.

"Penso que há um esforço para discutir [com o Taleban] da parte de vários países, incluindo os Estados Unidos. Eu diria que estes contatos são muito preliminares neste momento", disse Gates em entrevista à rede de TV CNN.

No sábado (18), o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, foi o primeiro dirigente de alto nível a confirmar oficialmente as conversações diretas entre Washington e os insurgentes afegãos, depois de um confronto de quase dez anos.

"As conversações se desenvolvem bem", declarou Karzai durante conferência em Cabul. No dia, os EUA não quiseram negar ou confirmar o diálogo, dizendo apenas que mantêm ampla faixa de contatos no país.

Os talebans foram afastados do poder no final de 2001 por uma coalizão militar internacional liderada pelos Estados Unidos, mas uma sangrenta rebelião ganhou terreno nos últimos anos.

As negociações de paz, segundo Karzai, estariam sendo realizadas por oficiais militares estrangeiros, principalmente americanos, mas ele não entrou em detalhes sobre a natureza dos diálogos.

O governo de Barack Obama já falou algumas vezes de negociar com a ala mais moderada do Taleban, em busca de uma solução para a guerra que se arrasta há dez anos --e cada vez mais parece não ter uma solução militar. As negociações, contudo, nunca foram confirmadas.

Gates, que deixará o posto no fim do mês, disse que é crucial determinar quem realmente representa os Talebans, antes de se comprometer em discussões com qualquer um que pretenda falar em nome do líder, o mulá Omar.

"Não queremos que, em determinado momento, estejamos a discutir com qualquer um que é, na realidade, um independente", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página