Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2011 - 14h34

Justiça do Chile suspende construção de hidrelétricas na Patagônia

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Um tribunal chileno ordenou a suspensão do projeto de Hidroaysen, que prevê a construção de cinco represas na Patagônia chilena, acolhendo três recursos apresentados por parlamentares e associações ambientalistas, segundo comunicado do Poder Judiciário.

"O tribunal de alçada acolheu uma ordem apresentada contra a resolução aprovada, o que significa que o projeto ficará paralisado até que se resolva o fundo da questão", informou a Justiça em comunicado.

Cm esta resolução, do tribunal da cidade chilena de Puerto Montt, no sul, o empreendimento hidroelétrico, com tramitação ambiental já aprovada pelo governo, fica suspenso até se esgotarem os recursos.

O Hidroaysen, aprovado em maio passado, foi motivo de uma forte controvérsia: o governo o apoia, por considerar que o país precisa com urgência de energia, enquanto ambientalistas consideram que destruirá uma fonte de riqueza natural e paisagística importante.

A construção das represas é um empreendimento conjunto da espanhola Endesa --controlada pela italiana Enel-- e a chilena Colbún, representando um investimento total de mais de US$ 7 bilhões, incluindo uma extensa linha de transmissão de mais de 2 mil quilômetros, nos rios Baker e Pascua.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página