Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2011 - 12h20

Para vice-premiê britânico, Brasil é "superpotência ambiental"

Publicidade

ISABEL FLECK
DE SÃO PAULO

Em sua primeira escala no Brasil, o número 2 do governo britânico, Nick Clegg, reuniu-se com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para falar sobre possíveis parcerias na área de energias renováveis. Segundo o vice-primeiro-ministro, o Brasil pode ser considerado hoje uma "superpotência ambiental", cujo exemplo deve ser seguido por outros países.

"A economia verde será um dos pilares da nova economia social, ambiental e sustentável que todos queremos construir. (...) E o Brasil apresenta liderança em energia elétrica, em etanol", disse Clegg, na abertura do Fórum "Reino Unido e Brasil: uma parceria para desenvolver inovação em negócios verdes", no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Nacho Doce/Reuters
Vice-premiê Nick Clegg (à esq.) é recebido pelo governador Geraldo Alckmin em evento ambiental
Vice-premiê Nick Clegg (à esq.) é recebido pelo governador Geraldo Alckmin em evento ambiental

Segundo Alckmin, o Brasil tem interesse em experiências como o Banco Verde britânico, criado recentemente para mobilizar investimentos para novas energias.

"São investimentos necessários", disse, destacando a área de pesquisa e tecnologia. Clegg veio ao Brasil acompanhado de altos representantes de 16 empresas, sendo pelo menos cinco delas da área de energia, como a British Petroleum (BP) e a BG Group (British Gas).

Depois de São Paulo, Clegg segue para Brasília, onde se encontrará à tarde com o chanceler, Antônio Patriota, e o vice-presidente, Michel Temer. Na quarta-feira, ele visitará a Petrobras e o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Além de energia verde, outro tema que permeia a visita de Clegg ao Brasil é a possibilidade de parcerias em grandes eventos esportivos, uma vez que Londres será a sede das próximas Olimpíadas, em 2012, e o Brasil receberá a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página