Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/06/2011 - 08h18

China apoia francesa Lagarde ao FMI, diz agência

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A China expressou seu apoio à ministra francesa de Finanças, Christine Lagarde, para dirigir o Fundo Monetário Internacional (FMI), afirmou o presidente do Banco Central chinês, Zhou Xiaochuan, segundo a agência Dow Jones, na primeira declaração pública de Pequim sobre o tema.

Zhou fez a declaração em Londres durante a visita do primeiro-ministro Wen Jiabao. Ele disse que a China manifestou um "apoio bastante completo" à ministra francesa, segundo a agência.

Lagarde é a favorita para ocupar o cargo deixado por Dominique Strauss-Kahn, que enfrenta julgamento por abuso sexual contra uma camareira de Nova York.

Uma pesquisa informal realizada pela agência de notícias Reuters com os países-membros indicou que a francesa tem ampla margem sobre o mexicano Agustin Carstens, presidente do Banco Central.

Carstens conseguiu o endosso de Canadá e Austrália na sexta-feira, mas é insuficiente para vencer o provável apoio americano e o endosso chinês a Lagarde.

O comitê de 24 membros do FMI vai fazer uma enquete nesta segunda-feira para determinar se um dos dois candidatos tem ampla maioria.

Os EUA têm cerca de 17% dos votos. Os países europeus, incluindo os nórdicos, têm cerca de 40% a 47% do voto. Já países como Egito, Coreia do Sul, Rússia e nações africanas têm pouca representatividade.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página