Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2011 - 15h06

Pior seca em 60 anos afeta países do "Chifre da África"

Publicidade

DA EFE

Os países do chamado "Chifre da África" -- grupo formado por Etiópia, Somália, Quênia, Uganda e Djibuti -- sofrem a pior seca dos últimos 60 anos e 10 milhões de pessoas espalhadas nesses cinco países já sofrem as consequências, afirmou nesta terça-feira a ONU.

A região experimentou "a maior crise de alimentos da atualidade", acrescentou em entrevista coletiva a porta-voz do Escritório de Assuntos Humanitários do organismo, Elizabeth Byrs.

As previsões meteorológicas apontam que não haverá melhora na situação da seca até 2012, por isso que a ONU pediu uma mobilização internacional que permita evitar uma nova crise humanitária.

Em algumas das regiões mais afetadas, a taxa de desnutrição infantil alcançou 30%, o dobro do nível de emergência estabelecido pela ONU, mas teme-se que a situação piore ainda mais.

Byrs assinalou que outro aspecto preocupante é que, também como consequência da seca, os preços dos grãos que representam uma parte essencial da alimentação local dispararam e no caso do Quênia custam entre 30% e 80% -- dependendo da região -- do que a média dos últimos cinco anos.

No mês passado, na Etiópia, a inflação relacionada com os alimentos superou 40%.

A seca também teve um impacto no aumento do fluxo de refugiados e deslocados internos, segundo os dados do escritório.

Entre as consequências indiretas da seca extrema estão o aumento da taxa de evasão escolar, aumento de doenças em humanos e animais de fazenda, e uma maior tensão e conflitos entre comunidades que competem pelos poucos recursos que ficam, disse Byrs.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página