Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2011 - 18h07

França considera eleição de Lagarde uma vitória para o país

Publicidade

DA EFE, EM PARIS

A Presidência francesa considera que a eleição de Christine Lagarde como nova diretora-gerente da FMI (Fundo Monetário Internacional) é "uma vitória para a França", segundo informaram fontes do Palácio Eliseu.

"A Presidência francesa se alegra que uma mulher conquiste esta importante responsabilidade internacional", assinalaram as fontes, que precisaram que assim declarou o presidente francês, Nicolas Sarkozy, quando a cumprimentou por telefone assim que foi informado da notícia.

Já o primeiro-ministro, François Fillon, reforçou "as qualidades reconhecidas de Lagarde e a autoridade pela qual tem em nível internacional tenham permitido que sua candidatura recebesse um consenso amplo".

Em comunicado, Fillon indicou que "o voluntarismo e o espírito de consenso" da nova representante do órgão, "serão vantagens inegáveis para aprofundar as mudanças do FMI e torná-lo um ator maior da governança econômica mundial".

O primeiro-ministro francês acrescentou que o processo, no qual enfrentou o governador do banco central mexicano, Agustín Carstens, "foi aberto e transparente".

Enquanto isso, o titular de Exteriores, Alain Juppé, garantiu que Lagarde conta com o apoio da França perante as "enormes responsabilidades que a esperam", e insistiu que o país está "contente e orgulhoso do seu sucesso".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página