Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2011 - 14h49

Grécia intercepta barco da flotilha rumo a Gaza

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um barco da flotilha que pretende levar ajuda humanitária a Gaza foi interceptado pela guarda costeira gregaa pouco depois de deixar o porto de Aghios Nikolaos na ilha de Creta, informou Huwaida Arraf, porta-voz do grupo.

"Tahir" -- nome da embarcação --, que partiu com cerca de 40 pessoas a bordo, entre canadenses, franceses e italianos, teve que regressar à Grécia.

"Eles [a guarda costeira grega] conseguiram tomar o controle do barco. Nós resistimos, mas ninguém está gravemente ferido", disse David Heap, um dos ativistas que estava presente. "Nossa destinação é e continuará a ser Gaza."

Autoridades gregas haviam proibido que barcos com ajuda humanitária para Gaza partissem dos portos da Grécia justificando a decisão pela necessidade de "proteger os passageiros" da flotilha pró-palestina. Israel havia ameaçado várias vezes usar força para deter os barcos.

O primeiro-ministro grego ofereceu para levar a ajuda humanitária à Grécia, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Monn apoia a iniciativa. Mas Araf disse que: "Essa proposta (...) é insuficiente porque colabora com o bloqueio de Israel. A questão não é sobre a ajuda, é sobre os direitos humanos das pessoas".

O barco "A Audácia da Esperança" tentou partir rumo à Gaza semana passada, mas foi interceptado e o capitão foi preso.

No ano passado, uma ação militar israelense contra uma flotilha semelhante matou nove ativistas turcos no Mavi Marmara. Os dois lados trocaram acusações sobre a responsabilidade pela violência.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página