Publicidade
Publicidade
Alan García descarta concorrer novamente à Presidência do Peru
Publicidade
DA ANSA, EM LIMA
O presidente do Peru, Alan García, que entregará o cargo a Ollanta Humala em 28 de julho, descartou nesta quarta-feira a possibilidade de concorrer a um terceiro mandato em 2016.
"Se um [mandato] deixa más recordações e depois outro deixa boas, para que se arriscar uma terceira vez?", disse García ao canal de televisão peruano Frecuencia Latina, se referindo às duas ocasiões em que presidiu o país (1985-1990 e 2006-2011).
Em agosto de 2010, no entanto, ele declarou desejar se candidatar novamente. "O que quero é que o próximo governo seja muito bom, e sobre isso construir já um governo excelente em um terceiro período", disse na ocasião em uma entrevista ao jornal peruano Trome.
A respeito da possibilidade de o investigarem sobre suspeitas de corrupção durante sua gestão, levantadas por causa de uma oferta de US$ 36 mil feita para a construção de um monumento, ele disse não se preocupar.
Segundo ele, caso examinem seus bens, vão perceber que o dinheiro saiu de seu próprio patrimônio."O presidente é um mendigo", acrescentou.
Ele ainda recomendou ao presidente eleito, Ollanta Humala, pai de três crianças pequenas, que "não traga seus filhos" para morar no Palácio do governo, onde "o ambiente é danoso e não recomendável".
García explicou que, graças a essa convivência, seus filhos não quiseram seguir seus passos políticos porque "viveram o terror" do meio.
+ Canais
- Acompanhe o blog Pelo Mundo
- Acompanhe a Folha Mundo no Twitter
- Acompanhe a Folha no Twitter
- Conheça a página da Folha no Facebook
+ Notícias sobre Peru
- De surpresa, Obama recebe Humala em visita à Casa Branca
- Humala e Santos concordam em manter atual agenda bilateral
- Questão marítima com Chile avança em Haia, afirma Peru
+ Notícias em Mundo
- Especialista em geopolítica tenta prever os próximos dez anos
- Vencedor do Pulitzer narra a história do petróleo; leia trecho
- Ex-delegado do Dops dá nome aos bois
- 'Bota o retrato do velho outra vez'; chega nova biografia de Getúlio
- Covardia é o pior dos vícios, diz Pondé
- Livro destrói mito do bom selvagem e relata guerras pré-históricas
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Trabalhadores presos morrem após explosão de túnel no Japão
- Unesco pede medidas para salvar Machu Picchu
- Morre Klaas Faber, um dos criminosos nazistas mais procurados
- ONU confirma morte de 32 crianças em massacre na Síria
- Irlanda do Norte está disposta a ajudar Colômbia em eventual processo de paz
+ Comentadas
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.








Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV