Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2011 - 12h40

Secretário-geral da ONU exige fim dos massacres na Síria

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM GENEBRA

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, pediu nesta quinta-feira às autoridades sírias que cessem com os massacres que continuam ocorrendo no país, onde as forças de segurança mataram 23 civis em Hama (norte) desde terça-feira.

"As matanças continuam na Síria. Devem cessar", exortou Ban em declarações aos jornalistas em Genebra, pedindo que Damasco autorize a entrada em seu território de missões de avaliação humanitária e de direitos humanos.

As forças sírias mataram ao menos 23 civis na terça-feira, em um ataque à cidade de Hama, cercada pelas forças de segurança, segundo militantes opositores.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) pôde entrar nas cidades sírias de Daraa e Idleb, duas das mais afetadas pela violência desde o levante popular contra o regime do ditador Bashar Al Assad, informou um porta-voz nesta quarta-feira.

Segundo a versão da agência oficial Sana, "um membro dos serviços de segurança morreu e 13 ficaram feridos" ao intervir "para restaurar a ordem em Hama, onde houve atos de sabotagem".

As forças de segurança sírias já tinham matado na segunda-feira três pessoas, entre elas uma criança, nos arredores de Hama, tinham afirmado ativistas.

Hama, uma cidade de 800 mil habitantes a 210 km ao norte de Damasco, está rodeada pelo Exército, que mobilizou tanques, segundo militantes dos direitos humanos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página