Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2011 - 05h43

Israel confisca território palestino na Cisjordânia para legalizar colônia

Publicidade

DA EFE

Israel confiscou 19 hectares de território palestino na localidade de Karyut, na Cisjordânia, para legalizar a incipiente colônia judia de Hayovel, informou nesta sexta-feira a organização israelense de direitos humanos Shalom Ajsav (Paz Agora).

A ordem da Administração Civil (corpo militar israelense que administra a ocupação dos territórios palestinos) foi emitida no último domingo e declara territórios palestinos como "terras do Estado", usando para isso uma legislação que permite fazê-lo com terras que não estiverem sendo cultivadas.

É a primeira vez em três anos que o governo liderado por Binyamin Netanyahu leva a cabo uma medida similar.

"A ordem tem como objeto possibilitar a legalização do assentamento ilegal de Hayovel e da estrada que leva a ele, e acontece mesmo com o pedido da Shalom Ajsav e de outras organizações contra as casas do assentamento", assegura a ONG em comunicado.

A organização lembra que "o primeiro-ministro Netanyahu declarou repetidamente que o Governo está comprometido com os compromissos adquiridos pelos anteriores Executivos israelenses, o que inclui a promessa de não confiscar mais terras para a expansão dos assentamentos".

Os ex-primeiros ministros Ariel Sharon e Ehud Olmert se comprometeram com a Casa Branca a frear a prática da desapropriação de terras, enquanto Netanyahu também fez pública sua intenção de não construir novos assentamentos, lembra hoje o diário israelense "Ha'aretz".

A colônia de Hayovel está construída em terrenos privados de palestinos, segundo o relatório sobre assentamentos preparado em 2005 pela advogada israelense Talía Sasson.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página