Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/07/2011 - 03h29

Calvin vira furacão na costa mexicana do Pacífico

Publicidade

DA EFE

O fenômeno meteorológico Calvin, que se transformou nesta sexta-feira no Pacífico em furacão categoria 1 na escala Saffir Simpson, vem se afastando do território mexicano, pelo que seu índice de periculosidade passou de "forte" a "moderado".

O Calvin é o terceiro furacão a se formar no Pacífico na atual temporada, que vai de junho a novembro.

Às 22h30 (0h30 de Brasília), o furacão se localizava 580 quilômetros ao sudoeste de Cabo Corrientes, no estado de Jalisco, e 285 quilômetros ao sudeste de Isla Socorro, em Colima, informou o Serviço Meteorológico Nacional do México (SMN).

O Calvin apresenta ventos máximos de 130 km/h e sequências de 155km/h, mas o SMN prevê que perderá intensidade no decorrer deste sábado.

O furacão se desloca rumo ao oeste a 19 km/h, por isso que se afasta do litoral, no entanto existe alerta preventiva por chuvas desde Nayari até Colima, no oeste do México.

Antes do Calvin passaram pelo Pacífico mexicano Adrian (7 a 12 junho) e Beatriz (19 a 21 junho), sem causar grandes danos. No entanto, no Atlântico se formou na semana passada a tempestade tropical Arlene que, apesar de não ter chegado a se transformar em furacão, causou danos em 11 dos 32 estados do país e provocou a morte de 22 pessoas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página