Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2011 - 08h23

Manifestações na Irlanda do Norte deixam 22 policiais feridos

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

As manifestações de irlandeses católicos deixaram 22 policiais feridos em Belfast, na Irlanda no Norte horas antes da tradicional marcha pró-Reino Unido que ocorre durante a madrugada do dia 12 -- feriado oficial do "Twelfth".

Na data, milhares de protestantes saem às ruas em comemoração à vitória do rei Guilherme D´Orange venceu uma batalha contra o rei católico James, o que contribuiu com a supremacia protestante da Irlanda.

Os manifestantes queimaram veículos e sequestraram um ônibus que acabou batendo antes de atingir os policiais.

A polícia usou balas de plástico e usou jatos d´água para controlar as cerca de 200 pessoas nas regiões católicas de Belfast, segundo a porta-voz da polícia.

Os católicos consideram a passeata como uma provocação e, comumente, há protestos violentos nas vizinhanças católicas.

A Irlanda do Norte continua dividida entre protestantes e católicos apesar do acordo de paz. As longas negociações levaram a um governo católico protestante, a retirada do Exército britânico e o desarmamento da maior parte dos grupos paramilitares. No entanto, no acordo não foi prevista nenhuma medida para acabar com as divisões conhecidas como "linhas de paz" que separam as áreas dos irlandeses católicos e dos britânicos protestantes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página