Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2011 - 14h54

Obama ameaça não liberar pensões em agosto, diz CNN

Publicidade

DE SÃO PAULO

O presidente americano, Barack Obama, disse que "não pode garantir" que a previdência social, as pensões dos veteranos e dos inválidos serão liberadas caso o Congresso não concorde em elevar o teto da dívida americana até o dia 2 de agosto.

"Eu não posso garantir que os valores serão pagos no dia 3 de agosto se nós não resolvermos essa questão, simplesmente porque não há dinheiro nos cofres para pagá-los", afirmou Obama em parte de uma entrevista divulgada pela rede de televisão CBS.

Ontem, Obama disse que o fracasso em elevar o teto da dívida do país poderá detonar uma nova recessão e deixar milhões de trabalhadores desempregados.

Ele cobrou do Congresso um acordo amplo, que reduza o deficit público do país e estabilize a dívida.

Apesar das declarações duras, ele mostrou confiança de que um acordo será alcançado.

Obama disse esperar que as discussões do deficit público e do teto da dívida levem a um acordo mais amplo sobre os gastos públicos e as reformas.

Obama afirmou que essas mudanças não devem ser apenas imediatas e sim, beneficiar as futuras gerações.

O teto da dívida dos Estados Unidos, de US$ 14,29 trilhões, foi alcançado em maio deste ano. Desde então, o governo não pode mais aumentar seu endividamento. Por causa da alta da receita fiscal, o governo calcula que terá caixa para honrar seus compromissos até 2 de agosto, prazo que o Congresso tem para aprovar o aumento da capacidade de endividamento americana.

Caso o novo teto da dívida não seja aprovado, os Estados Unidos correm o risco de deixar de pagar títulos da dívida que irão vencer, o que será uma moratória, mesmo que ocorra por um curto período. Obama disse que os EUA "nunca deixaram nem deixarão de pagar sua dívida".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página