Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2011 - 13h46

África do Sul comemora 93 anos de Nelson Mandela

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM JOHANNESBURGO

A África do Sul comemorou nesta segunda-feira o 93º aniversário do ícone da luta antiapartheid, Nelson Mandela.

Em uma cerimônia que já virou tradição, as crianças das escolas cantaram para o ex-presidente sul-africano, e toda a população foi convidada a realizar boas ações em homenagem a sua luta política.

Por iniciativa de sua fundação, o 18 de julho foi declarado "Dia de Mandela", data reconhecida agora pela ONU como uma convocação mundial para que cada pessoa consagre 67 minutos de seu tempo a ajudar seus semelhantes, conforme os valores defendidos pelo ex-presidente sul-africano.

Peter Morey /Reuters
Ex-presidente Nelson Mandela celebra seus 93 anos com seus familiares, em Qunu; ele saiu da vida política em 2004
Ex-presidente Nelson Mandela celebra seus 93 anos com seus familiares, em Qunu; ele saiu da vida política em 2004

Estes 67 minutos representam os 67 anos que Mandela dedicou ao combate do apartheid e por uma democracia multirracial.

Assim, os sul-africanos foram convidados a limpar ou pintar os colégios e orfanatos, a reparar as casas em mau estado em favelas pobres, a ajudar os necessitados, a doar sangue, etc.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ampliou a operação, exortando todos os cidadãos do mundo a consagrar também 67 minutos a fazer o bem.

Em todas as escolas da África do Sul, às 08h05 (03h05 de Brasília), mais de 12 milhões de crianças cantaram um "parabéns para você" especial, africanizado para a ocasião por um compositor sul-africano.

Rádios e televisões transmitiram a canção e todos os moradores do país foram convidados a cantá-la ao mesmo tempo.

"Como primeiro presidente de uma sociedade livre e democrática na África do Sul, ele criou as bases de uma sociedade verdadeiramente não racista, não sexista, democrática e próspera", declarou o presidente Jacob Zuma em sua mensagem de felicitação.

Nelson Mandela, presidente de 1994 a 1999, se retirou da vida política em 2004. Dada a fragilidade de seu estado de saúde, comemorou o aniversário em família em sua cidade de Qunu, no sul do país.

OBAMA

O presidente Barack Obama felicitou Mandela e afirmou que o ex-presidente sul-africano continua sendo "um guia para a comunidade mundial e para todos que trabalham pela democracia, a justiça e a conciliação".

"Em nome do povo dos Estados Unidos, felicitamos Nelson Mandela e honramos sua visão por um mundo melhor", afirma um comunicado emitido pela Casa Branca e assinado pelo presidente e sua mulher, Michelle Obama.

A primeira-dama dos dos Estados Unidos visitou Mandela no mês passado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página