Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2011 - 18h30

Obama autoriza homossexuais assumidos no Exército dos EUA

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente dos EUA, Barack Obama, certificou nesta sexta-feira o fim de uma lei que impedia a prestação de serviços de soldados abertamente homossexuais nas Forças Armadas do país.

A lei estava em vigor desde 1994 e foi derrubada após Obama receber sinal verde do Pentágono para isso. Segundo o presidente americano, as Forças Armadas do país estão prontas para aceitar integrantes homossexuais.

"Hoje, demos o último grande passo para acabar com a lei discriminatória 'Don't Ask, Don't Tell' ('Não pergunte, não conte', em tradução livre), que enfraquece nossa prontidão militar e viola os princípios americanos de justiça e igualdade", disse Obama em um comunicado.

Os militares poderão revelar sua orientação sexual sem temer demissão a partir do dia 20 de setembro, 60 dias contados a partir da assinatura de Obama, período estabelecido pelo Congresso.

O governo americano já tinha decidido no início deste mês agilizar o processo de implementação da lei que revogou a política "Don´t Ask, Don´t Tell", que permitia gays nas Forças Armadas dos EUA desde que eles mantivessem sua sexualidade em segredo.

Após intensos debates, o Congresso revogou a lei, que foi oficialmente derrubada por Obama no fim do ano passado. No dia 8 de junho, o Pentágono ordenou que o Exército passasse a aceitar inscrições de candidatos abertamente gays.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página