Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2011 - 17h51

Reino Unido recua e admite permanência de Gaddafi na Líbia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Reino Unido recuou e admitiu a permanência de Gaddafi na Líbia.

O ministro das Relações Exteriores, William Hague, foi o último, entre os países ocidentais, a admitir a permanência de Gaddafi na Líbia caso ele renuncie.

Os países ocidentais insistiram, por algum tempo, que Gaddafi saísse do país como condição para do conflito que já dura cinco meses.

O líder dos rebeldes, Mustafa Abdul-Jalil, também disse ao "Wall Street Journal" que Gaddafi poderia ficar na Líbia se renunciasse.

A França admitiu essa possibilidade na semana passada e a Casa Branca afirmou que é o povo líbio quem deve decidir.

UNIÃO

Nesta segunda-feira, Hague disse que o Reino Unido e a França estão "absolutamente unidos", após essas divergências surgidas entre os dois países durante a última semana.

"Sobre o tema da Líbia, o Reino Unido e a França estão, desde o começo, absolutamente unidos. Nossas operações militares já permitiram salvar vidas", afirmou Hague à imprensa junto a seu colega francês, Alain Juppé, depois de ter realizado uma reunião bilateral em Londres.

Juppé concordou e considerou que Londres e Paris estavam "na mesma linha". "Pensamos que é necessário continuar exercendo uma forte pressão sobre o regime líbio", declarou.

Os dois países lideram a operação militar da Otan contra as forças leais ao líder líbio Muammar Gaddafi, lançada em 19 de março após a adoção da resolução 1973 no Conselho de Segurança da ONU.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página