Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2011 - 10h02

Após ataques, Otan reforça presença na fronteira de Kosovo

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Novas tropas francesas e americanas da Otan, aliança militar do Ocidente, se instalaram na fronteira entre Sérvia e Kosovo nesta quarta-feira, tomando conta de dois postos. O reforço veio em resposta ao ataque de um grupo de 200 sérvios sofrido pelos locais na quarta.

O grupo atirou bombas, incendiou um posto da alfândega na região e atacou membros das forças de paz, horas após a polícia especial de Kosovo ter se retirado da área.

As tropas da Otan controlam agora a fronteira de Jarinje e aumentaram a presença na de Brnjak, onde também há policiais locais.

Segundo o capitão Hans Wichter, apenas veículos pequenos estão podendo atravessar a fronteira e todos são revistados em busca de armas.

Armend Nimani/France Presse
Soldados da Otan na missão de Kosovo guardam a ponte principal na cidade dividida Mitrovica
Soldados da Otan na missão de Kosovo guardam a ponte principal na cidade dividida Mitrovica

Os conflitos ocorreram após dias de tensão crescente entre albaneses e sérvios depois que o primeiro-ministro de Kosovo, Hashim Thaci, determinou que a Unidade Especial da Polícia tomasse dois postos da fronteira disputada pelos kosovares e sérvios, que antes era ocupada pela polícia sérvia sob supervisão da União Europeia.

A presença da Otan na região busca alcançar uma solução para aliviar as tensões que deixe os dois lados satisfeitos. Foi a segunda vez que centenas de sérvios atacaram os dois postos fronteiriços. A primeira foi logo depois de Kosovo declarar independência, três anos atrás.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página