Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2011 - 15h05

Cerca de 4.000 israelenses fazem parada gay em Jerusalém

Publicidade

DE SÃO PAULO

Cerca de 4.000 israelenses foram às ruas de Jerusalém nesta quinta-feira para a marcha anual da Parada do Orgulho Gay, um evento que já causou tensão e violência em outros anos.

Este ano, a marcha se uniu a outros protestos por causas sociais, no que ficou conhecido como o verão israelense.

Nos últimos anos, a marcha gay ocorreu sem incidentes. Mas, em 2005, o evento foi manchado por um ultraortodoxo que feriu um dos participantes com uma faca.

Neste ano, a polícia de Jerusalém destacou mil agentes, além de policiais de fronteira e voluntários para garantir que o evento ocorresse sem incidentes.

Menahem Kahana/France Presse
Israelenses se beijam durante parada gay em Jerusalém; cerca de 4.000 participaram
Israelenses se beijam durante parada gay em Jerusalém; cerca de 4.000 participaram

Segundo o "Jerusalem Post", a polícia deteve um homem suspeito de jogar uma bomba de gás nos participantes. Ninguém ficou ferido.

Mais cedo na quinta-feira, a polícia interrompeu uma procissão da extrema direita com quatro burros que queria interromper a marcha gay e demonstrar a "bestialidade" da homossexualidade.

"Parada é símbolo de luta por liberdade na capital. Nós não permitiremos que grupos extremistas transformem Jerusalém em Teerã", disse aos manifestantes Nitzan Horowitz, se referindo à capital iraniana.

"Esta é a capital de todos e é uma cidade livre", disse Horowitz, na décima parada realizada na cidade.

O líder dos manifestantes disse ainda que a comunidade gay sofre com a discriminação e pediu um esforço maior contra a prática.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página