Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/07/2011 - 15h52

Lula volta a cobrar reforma do Conselho de Segurança da ONU

Publicidade

DO "VALOR"
NO RIO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar os critérios para formação do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), que tem cinco integrantes permanentes --Estados Unidos, Rússia, China , Reino Unidos e França -- com poder de veto. Lula cobrou a reforma da instituição e afirmou que a situação na Líbia se agravou devido ao formato do Conselho de Segurança.

"Não temos e não podemos concordar com o que foi feito na Líbia. Hoje foi lá e amanhã pode ser aqui. Se tivesse um Conselho de Segurança forte não teria acontecido", frisou Lula na Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro. "Se quisermos ter governança global séria e respeitada teremos que repensar o Conselho de Segurança", acrescentou.

Lula também defendeu a participação brasileira em missões de paz da ONU, nos moldes do trabalho feito no Haiti, considerado por ele um sucesso. Apesar de admitir não conhecer a situação das tropas brasileiras no país do Caribe, o ex-presidente ressaltou que, talvez, seja a hora de pensar na saída dos militares brasileiros da região.

"Há um momento em que tem sair, para não se desgastar", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página