Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/07/2011 - 16h22

Aliado de Berlusconi que apoiou ideias de Breivik é suspenso

Publicidade

DA EFE, EM ROMA

O italiano Mario Borghezio, com cadeira no Parlamento Europeu e membro do partido Liga Norte, aliado do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, foi suspenso nesta sexta-feira por três meses pelo conselho federal da formação por seu apoio às ideias do autor confesso do duplo atentado na Noruega, Anders Behring Breivik.

Segundo informaram os meios de comunicação locais, que citam fontes ligadas ao partido, o político também foi suspenso do cargo de presidente da Liga na região de Piemonte, cuja capital é Turim.

Borghezio afirmou que ainda não foi notificado sobre nenhuma decisão, mas acrescentou que aceitará qualquer sentença "como um soldado".

No início da semana, o eurodeputado declarou em uma rádio que algumas das ideias de Breivik sobre o impacto da imigração na Europa e a necessidade de combatê-la eram "ótimas", mas não concordava com os atos violentos cometidos por este.

As declarações causaram forte polêmica na Itália e críticas de todas correntes políticas, ao ponto de alguns partidos progressistas pedirem a renúncia de Borghezio.

A Promotoria de Milão decidiu abrir uma investigação para apurar suas afirmações.

O eurodeputado pediu perdão às vítimas dos atentados de Breivik e seus familiares, mas descartou a renúncia, considerando que suas palavras tinham sido instrumentalizadas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página