Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2011 - 11h42

Radiação recorde é medida em central nuclear de Fukushima

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Um nível recorde de radiação foi medido entre os edifícios de dois reatores da central nuclear de Fukushima, afirmou a companhia Tepco (Tokyo Electric Power), responsável pelo local afetado pelo terremoto e tsunami que atingiram o Japão em 11 de março.

De acordo com a empresa, a taxa de radiação alcançou ao menos 10 sieverts por hora nas proximidades dos escombros acumulados entre os reatores 1 e 2 da central danificada pelo desastre natural.

O recorde anterior havia sido registrado em junho, quando a taxa de radiação medida era de três a quatro sieverts por hora no interior do reator número 1. "Estamos sempre tentando verificar a causa de tais níveis elevados de radioatividade", afirmou um porta-voz da Tepco.

A companhia e o governo preveem estabilizar a situação em Fukushima até janeiro.

O Japão tenta conter em Fukushima a pior crise nuclear desde a de Tchernobil, com centenas de operários que trabalham contra o relógio para estabilizar os danificados reatores e controlar a radiação, que desde março obrigou a retirada de 50 mil famílias.

O acidente nuclear também provocou sérios danos na agricultura, pecuária e pesca da zona, em meio à inquietação dos habitantes da província pelo aumento da radioatividade.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página