Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2011 - 19h36

Polícia barra "indignados" na Porta do Sol de Madri

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

A polícia impediu nesta terça-feira o acesso à Porta do Sol, de Madri, de mais de mil simpatizantes do movimento dos "indignados", que convocou pessoas pela internet para protestar pela manhã contra as duras medidas de austeridade econômica para combater a crise.

Mais de mil pessoas se encontraram nas ruas adjacentes à emblemática praça de Madri, onde os "indignados" haviam convocado às 20h local (15h de Brasília) uma concentração, conforme apurou a France Presse.

A polícia bloqueou todas as entradas da praça, que se encontrava praticamente vazia à exceção de alguns furgões policiais, segundo imagens transmitidas pela televisão.

"Esta é nossa praça", "Menos polícia, mais democracia", "O povo unido jamais será vencido" e "Una-se, una-se, você tem hipoteca também" eram alguns dos cânticos dos manifestantes.

A estação de metrô Sol, com saída na praça, foi fechada, disse a imprensa local.

Pela manhã, a polícia havia evacuado de forma pacífica as poucas barracas que restavam no acampamento dos "indignados" para "limpar" a praça ante a visita do Papa à capital espanhola, de 18 a 21 de agosto, disseram os manifestantes.

O acampamento foi instalado ali em meados de maio por simpatizantes do movimento, que durante semanas protestaram também em outras cidades espanholas e europeias.

O movimento, nascido nas redes sociais e sem líderes, reuniu 200.000 manifestantes no dia 12 de junho.

No dia 26 de julho, um grupo de 50 "indignados" espanhóis iniciou uma marcha a pé até Bruxelas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página