Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/08/2011 - 11h18

Apesar da crise, Berlusconi descarta antecipar eleições

Publicidade

DA EFE, EM ROMA

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, negou neste sábado que cogite a possibilidade de antecipar eleições diante da pressão dos mercados sobre a dívida pública do país, que o obrigou a anunciar novas reformas econômicas e acelerar as já prometidas.

"Nunca se falou disso. É uma hipótese que nunca existiu", declarou Berlusconi ao sair do Palacio Grazioli -- sua residência em Roma --, questionado pelos jornalistas sobre a eventual realização de eleições gerais em 2012, em vez do prazo natural previsto para 2013.

O parlamentar Umberto Bossi, do partido LN (Liga Norte) -- parte da maioria governista, disse na sexta-feira que o BCE (Banco Central Europeu) prometeu comprar títulos da dívida pública italiana em troca da antecipação do plano de austeridade econômica para 2013, um ano antes do que era previsto pelo arrocho fiscal de 79 bilhões de euros.

"Todos têm medo de que os títulos do Estado se transformem em papéis podres, mas, alcançando o equilíbrio de contas um ano antes, o BCE nos garantiu que, a partir de segunda-feira, comprará os títulos do Estado: portanto, para nós é uma solução, uma garantia", destacou o líder da Liga Norte.

Após uma intensa jornada de conversas por telefone com os principais líderes europeus, o primeiro-ministro Silvio Berlusconi discursou nesta sexta-feira à noite para anunciar a aceleração de algumas das medidas de ajuste contidas em seu recente plano de austeridade e a aprovação de novas reformas econômicas.

O chefe do governo italiano expressou sua intenção de antecipar em um ano, para 2013, seu objetivo de equilíbrio de contas públicas, assunto que também pretende introduzir como exigência na Constituição italiana, para o qual duas comissões parlamentares trabalharão já a partir da semana que vem.

REFORMAS

Berlusconi anunciou ainda uma liberalização do mercado empresarial, uma reforma trabalhista e a aceleração da reforma tributária que deve tramitar no Parlamento, após ser aprovada pelo Conselho de Ministros em 30 de junho passado, junto ao plano de austeridade de 79 bilhões de euros.

Todas essas promessas foram feitas após horas muito turbulentas nos mercados, que fizeram com que a taxa de risco da dívida italiana superasse nesta sexta-feira, pela primeira vez, a espanhola, chegando a bater, por alguns momentos, seu recorde desde a entrada em vigor do euro, ultrapassando os 400 pontos básicos.

O líder da principal formação opositora, o PD (Partido Democrata), Pier Luigi Bersani, expressou neste sábado em comunicado sua disposição em colaborar "responsavelmente" na elaboração e aceleração das reformas que o governo pretende.

"Nós estaremos nas comissões parlamentares com nossas propostas sobre o controle dos gastos públicos, sobre as medidas fiscais, sobre a simplificação das estruturas públicas e sobre as liberalizações", indicou Bersani.

"Faremos responsavelmente, mas mantendo nossa firme convicção, compartilhada pelos jornais mais importantes do mundo: na Itália há um problema político. Esse problema, não resolvido, queimará pouco a pouco qualquer esforço que os italianos fizerem", acrescentou o político opositor.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página