Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2011 - 05h07

Helicóptero da Otan foi alvo de armadilha taleban no Afeganistão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O helicóptero da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) que caiu no último sábado (6) no Afeganistão, matando 30 soldados e um intérprete dos Estados Unidos e sete militares afegãos, foi alvo de uma armadilha preparada por insurgentes talebans, afirmou nesta segunda-feira a agência France Presse citando fontes do governo afegão.

"O helicóptero derrubado caiu em uma armadilha preparada pelo chefe taleban Qari Tahir", declarou a fonte do governo, que não quis ter sua identidade revelada.

"Ele (Tahir) deu informações falsas aos americanos, ao dizer que haveria uma reunião de insurgentes talebans em um complexo de residências. Ele sabia qual itinerário os helicópteros seguiriam e tomou posição com seus homens", explicou a fonte.

O helicóptero, modelo Chinook CH-47, caiu no distrito de Saydabad, situado na província central de Maidan Wardak e a algumas dezenas de quilômetros da capital afegã, Cabul.

Em comunicado, a Isaf lamentou a tragédia e informou que "esta foi a vez que mais soldados dos Estados Unidos morreram em uma só ação em apoio da Operação Liberdade Duradoura".

SEALS
A imprensa americana afirmou no sábado que vinte dos 30 americanos mortos na queda de um helicóptero no Afeganistão são Navy Seals, membros das forças especiais da Marinha americana da qual uma unidade foi responsável pela morte de Osama Bin Laden em maio.

A rede americana CNN indica que 22 das vítimas são Seals, sendo que "a maioria deles pertence à unidade que realizou o ataque no qual Osama Bin Laden foi morto".

"Cerca de 20 Seals da unidade antiterrorista Team 6" estão entre as vítimas, indicou, por sua vez, o Washington Post.

Procurado, o Pentágono se recusou a fazer qualquer comentário.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página