Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2011 - 16h24

EUA criticam decisão de Israel de construir casas na Cisjordânia

Publicidade

DA EFE, EM WASHINGTON

O governo dos Estados Unidos se declarou nesta terça-feira "profundamente preocupado" com a decisão de Israel de construir 900 novas casas na Cisjordânia, já que essa atitude vai contra os esforços para retomar as negociações diretas com os palestinos.

O escritório de imprensa do Departamento de Estado afirmou em comunicado que as ações "unilaterais" de Israel "agem contra os esforços para retomar as negociações diretas e contradizem a lógica de um acordo razoável e necessário entre as partes".

"Achamos que, através de negociações diretas de boa-fé, as partes deveriam chegar a um acordo que compreenda as aspirações de ambos sobre Jerusalém", disse.

O comunicado ressaltou ainda que os EUA continuarão trabalhando com israelenses e palestinos para resolver o conflito bilateral iniciado há décadas "no contexto de um acordo de paz".

Esta nova ampliação das colônias israelenses nos territórios ocupados também foi condenada pela União Europeia e pela Liga Árabe, que pediu na segunda-feira à comunidade internacional que intervenha imediatamente para deter as construções.

Os palestinos se retiraram da mesa de negociações no final de setembro, quando Israel retomou as construções nas colônias judaicas na Cisjordânia após o fim de uma moratória parcial que manteve durante dez meses.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página