Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2011 - 20h19

Países europeus adotam medida para estabilizar mercado

Publicidade

DE SÃO PAULO

França, Itália, Espanha e Bélgica decidiram limitar ou proibir as operações de venda de ações a descoberto a partir de sexta-feira para lutar contra os "falsos rumores" que desestabilizam os mercados, anunciou nesta quinta-feira a autoridade de regulação financeira europeia, Esma.

"Os seguintes países anunciaram hoje (quinta-feira) ou anunciarão em breve novas proibições de operações de venda a descoberto: Bélgica, França, Itália e Espanha", indicou a Esma (European Securities and Markets Authority) em comunicado.

Pouco antes, Jean-Pierre Joynet, presidente da AMF (Autoridade Francesa de Mercados), o órgão que controla na França as atividades dos mercados de ações, tinha anunciado a proibição das vendas a descoberto de ações do setor financeiro cotadas na França por um período de 15 dias.

"Decidimos proibir (...) a venda a descoberto sobre as ações de 11 bancos e seguradoras cotadas nos mercados franceses por um período de 15 dias", disse Joynet. "Quiseram colocar à prova a resistência francesa. Aqui está nossa resposta e, como sempre, é muito decidida e continuará sendo".

A venda a descoberto é um mecanismo financeiro no qual um operador pede emprestado uma ação e a vende com a esperança de que o preço caia. Se isso ocorrer, ele a compra de volta para pagar sua dívida e embolsa o lucro.

Essa prática, muito criticada desde 2008, acentuou o pânico nos mercados nos últimos dias, segundo vários especialistas, o que provocou grandes perdas na maioria das bolsas mundiais.

"Diferentes países europeus enfrentaram rumores infundados que perturbam o bom funcionamento dos mercados", destacou o presidente da AMF.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página