Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2011 - 23h10

Shell revela vazamento em plataforma de petróleo no Mar do Norte

Publicidade

DA REUTERS, EM LONDRES

A Royal Dutch Shell disse nesta sexta-feira que está trabalhando para conter um vazamento de petróleo na sua plataforma Gannet Alpha, que fica em águas britânicas do Mar do Norte. A empresa não divulgou a magnitude do vazamento.

"Podemos confirmar que estamos gerenciando um vazamento de petróleo no duto que serve à plataforma Gannet Alpha, operada pela Shell. Mobilizamos um veículo operado remotamente para verificar um vazamento submarino, após uma leve película ter sido notada na área", disse um porta-voz da empresa.

"Controlamos o vazamento de forma significativa, e estamos tomando outras medidas para isolá-lo. O poço submarino foi fechado, e o duto foi despressurizado."

Um dos poços do campo de Gannet, 180 km a leste de Aberdeen (Escócia) foi fechado, mas a Shell não especificou se a sua produção foi afetada. O campo pertence à Shell e à norte-americana Exxon, mas é operado apenas pela empresa anglo-holandesa.

Um documento no site da Shell diz que as plataformas do campo de Gannet têm capacidade para exportar 88 mil barris de petróleo bruto por dia.

Em nota, a Shell disse também que reativara na quinta-feira seus campos de Brent Alpha e Bravo, ambos no mar do Norte, após uma paralisação de sete meses. Outros dois campos permanecem paralisados. A nota diz que o trabalho no campo de Brent é tecnicamente complicado, e depende das condições climáticas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página