Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2011 - 07h36

Grupo de insurgentes ataca prédio do governo afegão; 16 morrem

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um grupo de homens-bomba e atiradores invadiu neste domingo um prédio do governo na província de Parwan, no centro do Afeganistão. Ao menos 16 pessoas morreram, a maioria civis, e outras 29 ficaram feridas.

O número de mortos, contudo, pode aumentar e a agência de notícias Associated Press já fala em 19 mortos --14 civis e cinco policiais.

O alvo do ataque era o escritório do governador regional situado na cidade de Charikar, capital de Parwan --palco de um confronto armado entre os fundamentalistas e as forças de segurança.

O Ministério do Interior afegão disse que um carro-bomba foi detonado no portão sul do complexo do governo em Charikar, 50 km de Cabul. A polícia disse que cinco insurgentes usando coletes de bomba entraram no local.

A polícia disse ter matado três dos homens-bomba e os outros dois morreram ao detonar os explosivos que carregavam.

O porta-voz do Ministério do Interior afegão, Sediq Sidiqui, disse que os insurgentes detonaram cargas explosivas no pátio da casa do governador de Parwan, Abdul Basir Salangi.

Outros funcionários do governo local, citados pela imprensa afegã, falam em cinco explosões --uma delas em um pátio e outra no interior da casa do governador.

Helicópteros das forças internacionais estão sobrevoando a região para apoiar as forças de segurança, segundo um comunicado da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) publicado pela agência afegã AIP.

O porta-voz do grupo islâmico Taleban Zabiula Mujahid reivindicou a ação.

Os ataques ao estilo "fedayin", perpetrados por comandos de insurgentes que lutam até morrer, são frequentes no Afeganistão.

O último grande atentado deste tipo aconteceu no final de junho, quando um grupo de insurgentes atacou o emblemático Hotel Intercontinental de Cabul causando a morte de 21 pessoas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página