Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2011 - 11h29

Tropas da Síria prendem centenas em estádio, dizem moradores

Publicidade

DA REUTERS, EM AMÃ

Tropas da Síria invadiram casas em um distrito sunita do porto de Latakia nesta quarta-feira, disseram moradores, prendendo centenas de pessoas e as levando para um estádio, depois de quatro dias de ataque com tanques para reprimir os protestos contra o ditador Bashar Assad.

As forças de Assad atacaram al-Raml al-Filistini, nomeado em homenagem a um campo de refugiados construído nos anos 1950, no final de semana, como parte da campanha para acabar com o levante popular de cinco meses, que se intensificou desde o começo do mês sagrado do Ramadã, em 1º de agosto.

Latakia tem significado particular para Assad, que é da minoria alauíta. O presidente, que se autodeclara campeão da causa palestina, veio de um vilarejo a sudeste, onde o pai dele está enterrado. A família controla o porto e as finanças da cidade.

"Bombardeios e sons de metralhadoras em tanques diminuíram hoje. Eles estão levando centenas para a Cidade Esportiva de al-Raml. Pessoas que são escolhidas a esmo de vários lugares em Latakia também estão sendo levadas para lá", disse um morador, referindo-se ao complexo esportivo que serviu de sede para os Jogos Mediterrâneos nos anos 1980.

"Os tanques continuam se posicionando, estão agora na rua principal Thawra", afirmou.

Shaam News Network/Efe
Imagem retirada de um vídeo mostra manifestação síria na cidade de Homs, atacada por forças de Assad
Imagem retirada de um vídeo mostra manifestação síria na cidade de Homs, atacada por forças de Assad

"Os relatos sobre as condições de detenção e tortura são cada vez mais alarmantes. Assad está cada vez mais acossado usando mais e mais violência e colocando mais sírios contra ele", disse um diplomata.

Citando testemunhas em Latakia, o Observatório Sírio para Direitos Humanos disse que uma força de cerca de 700 oficiais de segurança se espalhou por al-Raml, com casas sendo demolidas na vizinhança "sob o pretexto de que não tinham alvarás de construção".

"Os estádios da Cidade Esportiva estão servindo de abrigo para refugiados, para impedir que eles fujam de Latakia, e assim como vimos em outras cidades atacadas, como um centro de detenção", disse o diretor do observatório Rami Abdelrahman.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página