Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2011 - 11h37

Rebeldes líbios conquistam refinaria no oeste do país

Publicidade

DA REUTERS, EM ZAWIYA

Rebeldes líbios assumiram nesta quinta-feira o controle de uma refinaria de petróleo na cidade de Zawiya e bloquearam a principal rodovia que liga a capital ao sul do país, isolando ainda mais o ditador Muammar Gaddafi.

Os rebeldes fazem nos últimos dias a sua maior ofensiva em seis meses de guerra civil contra Gaddafi, no poder há 41 anos.

Pequenos grupos de combatentes rebeldes ocuparam o interior da refinaria, sem sinais de resistência por parte das forças do governo. "A batalha [pela refinaria] durou dois dias, mas a principal batalha foi ontem à noite. Assumimos o controle ontem à noite" disse o combatente Saleh Omran, 31.

Ele disse que os rebeldes enfrentaram cerca de 150 soldados do governo, que depois fugiram do complexo à beira-mar, em barcos.

Médicos de um hospital próximo disseram que nove pessoas morreram e pelo menos 45 ficaram feridas na quarta-feira nos combates em Zawiya, e que a maioria das vítimas é de rebeldes. Essas fontes afirmaram também que as forças do governo atacaram uma casa próxima ao hospital com foguetes Grad.

Os rebeldes também assumiram o controle da cidade de Garyan, que fica cerca de 80 km ao sul de Trípoli, junto a uma rodovia importante. Eles posicionaram na praça principal um tanque T-34 e um canhão antiaéreo tomado das forças governistas. "Agora iremos para Trípoli", disse um combatente que se identificou como Mohammad.

Ao longo da quinta-feira, as forças rebeldes avançaram vários quilômetros ao norte de Garyan, enfrentando forças pró-Gaddafi. Um repórter da "Reuters" ouviu tiros e explosões de foguetes Grad vindos do local dos combates, e viu uma coluna de fumaça se erguendo naquela direção.

Em declarações publicadas nesta quinta-feira pela agência estatal de notícias "Jana", o porta-voz governamental Mussa Ibrahim minimizou os avanços dos rebeldes, dizendo que o governo continua controlando o país.

"Esta é uma crise que irá durar alguns dias, e então será, se Deus quiser, superada. Vamos continuar pressionando até liberarmos todo o país", afirmou.

Os rebeldes têm ajuda militar da Otan, a aliança militar do Ocidente. Na quarta-feira uma fonte oficial americana disse que os EUA mobilizaram mais dois aviões teleguiados Predator para essa missão. Não está claro quantos aparelhos desse tipo os EUA já usavam.

Em Misrata, cidade controlada pela oposição, no leste, um porta-voz rebelde disse que os insurgentes sepultaram os corpos de cerca de 150 civis que foram mortos por forças do governo e que haviam sido deixados em uma vala comum recém-descoberta.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página