Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2011 - 10h18

Forças de segurança abrem fogo contra manifestantes na Síria

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um dia depois de pedidos dos Estados Unidos e da União Europeia para que renuncie, o ditador da Síria, Bashar Assad, apelou mais uma vez à força para conter os protestos da oposição contra seu regime.

As forças de seguranças leais a Assad dispararam contra os manifestantes que exigiam a renúncia do líder nesta sexta-feira em Deir al-Zor, no leste do país, e em Houran Plain, no sul, segundo relato de ativistas, enquanto protestos irromperam em todo o país.

Há relatos de ativistas de entre quatro e 14 mortos na repressão aos protestos desta sexta-feira. Autoridades sírias expulsaram jornalistas independentes do país ou proibiu esses de trabalharem, tornando difícil a confirmação dos acontecimentos.

Dez pessoas, incluindo duas crianças, morreram na província de Daraa (sulr), outras três morreram em Homs (centro) e uma no subúrbio de Damasco, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, com sede em Londres.

Uma manifestação na rua Takaya em Deir al-Zor, onde um manifestante foi morto há dois dias, tornou-se alvo de tiros depois das orações de sexta-feira, disseram os ativistas.

Um ataque semelhante ocorreu contra multidões em diversas mesquitas na cidade de Deraa e nos arredores, segundo a União de Coordenação da Revolução Síria.

O observatório afirmou que milhares foram às ruas também na cidade costeira de Latakia, alvo recente de uma ofensiva com tanques que deixou centenas de mortos.

A TV estatal síria, por sua vez, diz que quatro policiais foram feridos por homens armados em Inkhil. O regime de Assad responsabiliza grupos armados apoiados por estrangeiros pelas revoltas, que visariam a desestabilizar o país.

Assad, da facção minoritária Alawite em um país predominantemente sunita, disse nesta semana ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que as operações militares e policiais haviam cessado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página