Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2011 - 09h28

Operações da Turquia no Iraque mataram até cem rebeldes curdos

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Operações militares aéreas da Turquia no norte do Iraque deixaram entre 90 e cem rebeldes curdos mortos, informaram nesta terça-feira as Forças Armadas turcas. Em comunicado publicado on-line, as autoridades afirmaram ainda que mais 80 militantes foram feridos nos ataques.

Segundo a nota, os aviões militares tinham como alvo locais que supostamente serviam para atividades dos rebeldes na fronteira iraquiana. O número de mortes é o total computado desde o início da ofensiva na quarta-feira (17).

Esses foram os primeiros bombardeios contra os rebeldes nas montanhas do norte do Iraque em mais de um ano, e marcam uma escalada no conflito de 27 anos, após o colapso de uma tentativa de negociações. Em seis dias, os aviões turcos atingiram 132 alvos suspeitos do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão).

Reuters
Manifestante queima bandeira da Turquia em protesto contra ataques militares do país no norte do Iraque
Manifestante queima bandeira da Turquia em protesto contra ataques militares do país no norte do Iraque

Políticos curdos condenaram as ações militares, dizendo que elas contraiam as normas internacionais.

O Exército turco disse que não possui cifras oficiais sobre as baixas, mas que há informações de que mais de 80 militantes ficaram feridos, e que foram atingidos 73 abrigos, oito armazéns e nove posições antiaéreas.

A Turquia informou que as operações vão continuar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página