Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2011 - 05h39

China e Brasil buscam coordenar postura do Brics sobre Líbia

Publicidade

DA EFE

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, conversou por telefone com o chanceler chinês, Yang Jiechi, para discutir a atual situação política na Líbia e coordenar uma postura comum do Brics --grupo das principais potências emergentes, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Segundo informou nesta quarta-feira a agência de notícias chinesa Xinhua, Yang afirmou que, diante dos últimos eventos que indicam uma mudança de Governo em favor dos rebeldes líbios, "a China pensa que a paz e a estabilidade devem ser restauradas o mais rápido possível para, assim, iniciar um processo político livre".

Quanto à posição da ONU no conflito, criticada há meses por Pequim, Yang destacou que o país asiático apoiará a organização no período pós-guerra na Líbia e pediu aos demais Brics que exerçam um "papel protagonista" no que diz respeito à cooperação humanitária com o país árabe.

Além disso, o ministro chinês pediu que o Brasil "seja o principal aliado da China na reconstrução da Líbia" e declarou que o primordial, diante das atuais circunstâncias, "será garantir a segurança dos estrangeiros e diplomatas", ponto em que, segundo a Xinhua, Patriota concordou plenamente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página