Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2011 - 01h41

Primeiro dia de greve geral no Chile tem saldo de 348 presos e 36 feridos

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Após o primeiro dia da tentativa de greve geral de 48 horas no Chile, que deixou um saldo 348 detidos e 36 feridos, mais alguns distúrbios foram registrados no período da noite em bairros de Santiago como a "Estação Central", onde inclusive foram ouvidos disparos num choque entre manifestantes encapuzados e a polícia, que utilizou gás lacrimogêneo para dispersar as pessoas, conforme mostraram imagens divulgadas pelos meios locais.

Durante o dia, na Avenida Alameda, estudantes da Universidade do Chile confrontaram-se com a polícia, enquanto que em ao menos três pontos da capital foram registrados barricadas e pneus incendiados, conforme reportou à France Presse uma fonte da polícia, que qualificou os distúrbios como "isolados".

O país ficou parcialmente paralisado nesta quarta-feira, no primeiro dia de greve nacional de 48 horas convocada pela maior central sindical do país, a Central Unificada dos Trabalhadores (CUT).

A greve obteve a adesão de sindicatos, estudantes, professores, partidos políticos de esquerda e até mesmo de algumas empresas privadas.

O país vive há mais de três meses uma greve de estudantes e professores do ensino médio e universitário, que pedem educação pública gratuita e de qualidade, e agora a greve estendeu-se para outros setores.

As reivindicações vão desde a redução dos preços dos combustíveis até uma reforma na Constituição, passando por uma mudança no Código de Trabalho. Além disso, especula-se sobre a possibilidade de a greve se transformar em um levante generalizado para derrubar o governo do direitista Sebastián Piñera.

"Tivemos 348 detidos em todo o Chile, fruto das desordens que (as greves) produziram", disse à imprensa o ministro porta-voz do governo, Andrés Chadwick, em um balanço do dia de greve.

Chadwick completou que os confrontos entre manifestantes e policiais deixaram um total de 36 feridos --19 policiais e 17 civis-- "todos eles com ferimentos leves".

Mesmo assim, o porta-voz do governo afirmou que a greve foi injustificada.

"Acreditamos que a greve nasceu sem justificativa, terminou também sem justificativa no sentido de que seu objetivo era paralisar o país. Nós estamos contentes como governo de que eles não tenham conseguido, porque isso geraria um dano importante no Chile", completou o funcionário.

Em Santiago, ocorreram os maiores distúrbios do dia, onde manifestantes levaram barricadas a bairros da capital chilena e à emblemática avenida Alameda, onde foram dispersados pela polícia que utilizou jatos d'água e bombas de gás lacrimogêneo, constatou a AFP.

A quinta-feira será o segundo dia dessa greve de 48 horas durante a qual ocorrerá um protesto nas ruas centrais de Santiago, que foi autorizado pelo governo.

A malha ferroviária metropolitana, que transporta diariamente mais de dois milhões de passageiros, registrou um movimento 27% menor durante as primeiras horas do dia.

"As paralisações que estão atrapalhando o trânsito são pontuais", disse o ministro dos Transportes, Pedro Pablo Errázuriz, ao fazer um balanço prévio da situação.

"O governo está empenhado em aparentar normalidade, quando todo o país sabe que não há normalidade hoje", afirmou Arturo Martínez, presidente da CUT, o maior sindicato do país, que reúne 10% da força de trabalho nacional.

Segundo o presidente Piñera, a intenção da greve foi única e exclusivamente causar danos ao Chile.

"Vimos hoje o uso equivocado de um instrumento legítimo de protesto, que poderia ter sido substituído por diálogo e acordos", disse. "Quando se tenta paralisar um país inteiro, todos saem perdendo", completou.

De acordo com informações do governo chileno, a adesão à greve foi baixa e o apenas 5,5% dos funcionários públicos do país aderiram a ela. Contudo, a Associação Nacional de Funcionários Públicos (Anef, na sigla em espanhol) calculou uma adesão de 80% da classe.

Segundo o subsecretário do interior chileno, Rodrigo Ubilla, a maioria dos chilenos tentou exercer suas tarefas diárias de maneira normal nesta quarta-feira.

O aeroporto de Santiago e os principais cruzamentos do país funcionavam com normalidade, enquanto que nos centros públicos de saúde foram instaurados alguns turnos para assegurar atendimentos de emergência.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página