Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/08/2011 - 17h47

Furacão Irene obriga cancelamento de voos para NY

Publicidade

COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Todos os aeroportos de Nova York ficarão completamente fechados a partir deste sábado (27) às 22h00 locais (23h00 de Brasília) diante da ameaça do furacão Irene, anunciaram as autoridades aeroportuárias locais.

Companhias aéreas do mundo inteiro cancelaram ou adiaram hoje os vôos com destino à costa leste dos Estados Unidos devido à aproximação do furacão Irene.

Veja ao vivo imagens do tempo nos EUA
Está nos EUA? Envie seu relato ou imagem sobre o furacão
Veja fotos dos preparativos para a chegada do Irene
Veja imagens do furacão Irene
Voos entre o Brasil e os EUA são cancelados

A decisão afetou os aeroportos de La Guardia, John F. Kennedy International e Newark, revelou à AFP o porta-voz da autoridade aeroportuária de Nova York e Nova Jersey.

Além disso, a circulação dos trens foi interrompida em toda a região leste dos Estados Unidos, assim como os transportes públicos de Nova York.

A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou o cancelamento de todos os voos com destino com procedentes de Nova York para sábado e domingo, assim como o cancelamento de todas as conexões com Boston e Filadélfia para o domingo, segundo o site da empresa.

A Air France também cancelou todos os voos para e procedentes de Nova York para o fim de semana, enquanto o restante das conexões com outras cidades da costa leste podem sofrer atrasos.

Além disso, a companhia francesa informou que não aceitará "crianças de cinco a 14 anos" viajem sozinhos nos voos atingidos por essas medidas.

A britânica British Airways explicou em seu site que "começou a cancelar voos provenientes ou com destino a cidades americanas" e recomendou a seus passageiros consultar o estado de seus voos antes de viajar.

A companhia Ibéria cancelou todos os voos provistos para sábado e domingo para Nova York.

A chilena LAN atrasou duas conexões entre Nova York e Santiago e cancelou dois voos que cobriam a rota entre Nova York e Guayaquil (Equador).

National Oceanic and Atmospheric Adminstration/Reuters
Dados de satélite mostram imagens com detalhes do movimento do furacão sobre o Estado da Carolina do Norte
Dados de satélite mostram imagens com detalhes do movimento do furacão sobre o Estado da Carolina do Norte

NO BRASIL

Todas as companhias aéreas que operam voos do Brasil para Nova York cancelaram as partidas que estavam previstas para hoje e amanhã (28) por causa do furacão Irene.

Um deles, da American Airlines, partiria de Nova York e chegaria ao Brasil às 8h15 de domingo. O outro, da Delta, tinha como destino a cidade americana e estava programado para sair as 20h30.

A American Airlines cancelou tanto os voos que partiriam hoje quanto amanhã (28) de São Paulo e Rio de Janeiro com destino a Nova York. A companhia, no entanto, mantém seus voos previstos para Miami e Dallas.

As demais companhias que têm voos diretos do Brasil para o Nova York -- Continental Airlines, United Airlines e Delta Air Lines-- também cancelaram os voos previstos. A Delta Air Lines, manteve os voos previstos para Detroit e Atlanta, que partem do Rio e de São Paulo.

De acordo com a Infraero, mesmo com o cancelamento dos voos, as operações em Cumbica hoje seguem normais.

A Infraero recomenda aos passageiros que têm passagem marcada para os Estados Unidos nos próximos dias que entrem em contato com a companhia aérea com antecedência para verificar se o voo está confirmado.

Mais informações sobre os voos da TAM podem ser obtidas pelos telefones 4002-5700 (capitais) e 0800-570-5700 (demais localidades) no Brasil. Já para os voos da American Airlines, o contato é pelos números (11) 4502-4000 (São Paulo), (21) 4502-5005 (Rio de Janeiro) e 0300-7897778 (demais localidades).

O furacão Irene já fez ao menos três mortos nos Estados Unidos, ao tocar o solo na manhã deste sábado na costa da Carolina do Norte com ventos de 140 km/h, com um deslocamento para o norte da costa leste dos Estados Unidos a 24 km/h, ameaçando com chuvas torrenciais e ventos violentos grandes cidades como Washington, Nova York e Boston, entre outras cidades.

Mais de 1 milhão de pessoas foram retiradas da costa de Nova Jersey, informou o governador Chris Christie.

editoria de arte/folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página