Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2011 - 17h19

Israel usou "força excessiva" em ataque à frota humanitária, diz ONU

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM NOVA YORK

Uma investigação solicitada pela ONU (Organização das Nações Unidas) sobre o ataque israelense a uma flotilha de bandeira turca que levava ajuda a Gaza em 2010 indicou que a ação de Israel foi "excessiva", de acordo com trechos publicados nesta quinta-feira pelo "The New York Times".

"A decisão de Israel de tomar o controle dos barcos com tamanha força, a uma grande distância da zona do bloqueio e sem aviso prévio, foi excessiva e nada razoável", concluiu o estudo, que foi coordenado pelo ex-primeiro-ministro da Nova Zelândia Geoffrey Palmer.

O documento indica ainda que a frota de seis barcos "atuou de maneira imprudente ao tentar forçar o bloqueio naval" de Israel em torno de Gaza, território palestino controlado pelo movimento islâmico Hamas.

O relatório --que ainda não foi divulgado oficialmente e que gerou uma crise entre Israel e Turquia-- indicou, entretanto, que o bloqueio israelense de Gaza está dentro das normas do direito internacional.

O estudo exorta Israel a emitir "uma declaração adequada de pesar" pelo ataque e estabelece o pagamento de uma indenização às famílias dos oito turcos e do americano de origem turca que morreram na operação, assim como aos feridos.

O porta-voz adjunto da ONU, Eduardo del Buey, disse nesta quinta-feira que o relatório será apresentado ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, "nos próximos dias", indicando que a confirmação da data de divulgação oficial será feita na sexta-feira.

A publicação deste relatório já havia sido adiada várias vezes este ano para permitir que Israel e Turquia normalizassem duas relações.

O Hamas considerou que o documento foi "injusto e desequilibrado", declarou nesta quinta-feira um porta-voz do movimento palestino em Gaza.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página