Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2011 - 15h32

Primeiro edifício transportável do mundo é construído na Finlândia

Publicidade

DA EFE

A companhia finlandesa Neapo Oy construiu o primeiro edifício transportável do mundo, que tem três andares, 220 toneladas e ficará primeiramente na ilha de Hirvensalo, no arquipélago de Turku.

O edifício comercial foi transportado nesta quinta-feira em uma embarcação dos estaleiros STX de Turku, onde foi construído, a um terreno alugado próximo ao litoral, onde foi colocado com a ajuda de um guindaste.

Após o fim do contrato de locação, os proprietários pretendem levar o prédio a um novo local, que também deve ficar próximo à costa, já que suas dimensões impossibilitam seu transportá-lo por estradas.

A companhia responsável pela obra patenteou os painéis de aço utilizados para a construção do edifício. De acordo com a empresa, o material se destaca por ser resistente, rígido e leve, além de relativamente barato.

"Uma construção similar feita de concreto pesaria pelo menos cinco vezes mais, por isso não seria possível transportá-la da mesma maneira", disse à rede de televisão estatal YLE o executivo-chefe da Neapo, Olli Vuola.

O edifício, que conta com um área útil de 864 metros quadrados, demorou apenas oito meses para ser construído, incluindo a montagem dos painéis de aço, a instalação elétrica, o revestimento de azulejos nos banheiros, o encanamento e o acabamento final de pisos e paredes.

Especializada em construção residencial em módulos, a companhia finlandesa pretende exportar esta tecnologia inovadora a outros países, especialmente a regiões da Ásia onde terremotos são comuns.

"Acreditamos que nossos prédios com estrutura de aço podem interessar às construtoras asiáticas, já que são resistentes a terremotos", afirmou Vuola.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página