Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2011 - 12h49

Alemanha indicará vice das Finanças para chefiar o BCE

Publicidade

DA EFE, EM PARIS (FRANÇA)

A Alemanha vai propor que o vice-ministro de Finanças, Jörg Asmussen, assuma como economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), no lugar do compatriota Jürgen Stark, que renunciou na véspera.

A proposta foi confirmada pelo ministro alemão de Finanças, Wolfgang Schäuble, em declarações em Marselha (sudeste da França) em paralelo à reunião do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais rico do mundo e Rússia).

O BCE atribuiu motivos pessoais a renúncia de Stark, 63, mas os analistas interpretaram como fruto das divergências com o presidente do BCE, o francês Jean-Claude Trichet, e outros membros da direção do banco, especialmente pelo recente reatamento do programa de compra de dívida soberana dos países da eurozona, especialmente da Itália e Espanha.

A renúncia de Stark repercutiu negativamente nas grandes bolsas europeias, que fecharam na sexta-feira com perdas superiores a 4% na média, e na cotação do euro, que caiu até seu valor mínimo em seis meses frente à moeda americana, a US$ 1,37.

Asmussen, 45, membro do Partido Social-Democrata, será proposto pela Alemanha a seus 16 parceiros da zona do euro como membro do comitê executivo e do Conselho do BCE para suceder Stark, cujo mandato devia acabar em 31 de maio de 2014.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página