Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2011 - 08h29

Gaddafi está na Líbia preparando suas forças, diz porta-voz

Publicidade

DA REUTERS

O ditador Muammar Gaddafi ainda está na Líbia e animado, com um exército poderoso por trás dele, disse nesta quarta-feira o porta-voz do líder deposto.

"O líder está com boa saúde, moral elevada. Claro que ele está na Líbia", disse Moussa Ibrahim por meio de uma linha de telefone via satélite.

"A luta está mais longe de terminar do que o mundo possa imaginar. Ainda estamos muito poderosos, nosso exército ainda é poderoso. Temos grandes áreas na Líbia sob nosso controle", disse ele. "Estamos reunindo nossas forças."

Ibrahim se negou a dizer onde ele mesmo estava.

Na cidade de Bali Walid, um dos últimos redutos de Gaddafi a 180 km da capital Trípoli, os rebeldes deram ontem dois dias para que os moradores deixem o local antes de atacarem.

"Acredito que apenas 10% das pessoas aqui apoiem Gaddafi. Eles são fanáticos. E o resto está esperando ser libertado", afirmou Abumuslim Abdu, combatente do CNT (Conselho Nacional de Transição, órgão político rebelde).

Habitantes que conseguiram passar pelas forças leais ao ditador, que impedem a saída da população, disseram que há intensos combates e que a Otan, a aliança militar do Ocidente, segue apoiando os rebeldes com ataques aéreos.

Algumas famílias estão conseguindo fugir após as forças de Gaddafi terem abandonado o controle de rotas de saída da cidade, conta a rede Al Jazeera.

Com agências de notícias

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página