Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2011 - 04h13

Colégios eleitorais abrem na cidade-estado de Berlim

Publicidade

DA EFE

Os colégios eleitorais abriram neste domingo às 8h horas (3h de Brasília) para a eleições legislativas na cidade-estado de Berlim, onde 2,47 milhões de cidadãos foram chamados às urnas para escolher os integrantes de seu Parlamento regional.

Simultaneamente se realizam também as eleições municipais para os diferentes distritos da cidade, com 2,66 milhões de eleitores, entre eles os cidadãos procedentes dos países da UE (União Europeia) e os adolescentes de 16 e 17 anos, que na capital alemã contam com direito de voto no pleito local.

As pesquisas apontam de novo como primeira força política o SPD (Partido Social-Democrata), com até 32% dos votos, com o que se dá como segura a reeleição de Klaus Wowereit como prefeito-governador da capital alemã.

A CDU (União Democrata-Cristã) da chanceler federal, Angela Merkel, seria a segunda força, com dez pontos menos, enquanto os Verdes seriam a terceira, com 19% de sufrágios, seguidos da Esquerda, com até 11%.

Os resultados previstos acabariam com quase dez anos do governo de coalizão entre SPD e Esquerda e abre a perspectiva de uma nova aliança entre social-democratas e os Verdes.

A sensação eleitoral no pleito de Berlim correrá por conta da legenda rebelde Piratas, integrada por especialistas em informática que defendem a liberdade total na rede, que se espera tenha acesso pela primeira vez a um Parlamento regional alemão apoiada pelo voto jovem e de protesto.

Os colégios eleitorais fecharão suas portas às 18h (13h de Brasília), momento no qual se espera o anúncio dos resultados das pesquisas de boca-de-urna por parte das redes públicas de televisão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página