Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2011 - 06h05

Blair viajou à Líbia no jato particular de Gaddafi após deixar o poder

Publicidade

DA EFE

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair viajou duas vezes à Líbia para se reunir com Muammar Gaddafi, após deixar o poder, e pouco antes da libertação há dois anos do autor do atentado de Lockerbie, assegura neste domingo o "Sunday Telegraph".

Documentos secretos achados em Trípoli demonstram que Blair voou no jato particular de Gaddafi, em junho de 2008 e abril de 2009, para manter reuniões privadas com o ditador, segundo o diário conservador.

As viagens do ex-chefe de governo trabalhista teriam acontecido quando a Líbia ameaçava com represálias comerciais caso o governo escocês não libertasse Abdelbaset al Megrahi, condenado pelo atentado contra um avião de Pan Am que explodiu sobre Lockerbie em dezembro de 1988, causando 270 mortes.

Megrahi foi libertado no dia 20 de agosto de 2009 pelo governo escocês por motivos humanitários, por causa de um avançado câncer de próstata, e atualmente continua vivo na Líbia, apesar da divulgação recente de que seu estado é terminal.

As autoridades britânicas sempre defenderam que a libertação de Megrahi foi decisão exclusiva do governo escocês, embora a imprensa tenha assegurado que houve pressões de empresas como a companhia petrolífera BP para conseguir acordos comerciais favoráveis com o regime líbio.

Um porta-voz de Blair assegurou que não se trataram assuntos "comerciais ou empresariais" nos encontros do ex-primeiro-ministro, que sempre negou ter defendido a libertação de Megrahi perante as autoridades escocesas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página